Notícias



Seu Problema é Nosso

Cratera na calçada atrapalha rotina de morador da zona norte, em Porto Alegre

Florindo Inácio, 60 anos, é impedido de colocar seu carro para dentro da própria garagem por causa do buraco no passeio

31/01/2019 - 09h50min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Galhos demarcam buraco para evitar acidentes

Há pelo menos dois meses, o taxista Florindo Inácio, 60 anos, sê vê impedido de entrar com o automóvel dentro da própria garagem, na Rua Doutor Alberto Albertini, bairro São Sebastião, na Capital

Leia mais   
Contêineres deixados em via pública geram transtorno no bairro Guajuviras, em Canoas
Falta de manutenção em praça causa incômodo em moradores do bairro Porto Verde, em Alvorada
Judoca de Porto Alegre precisa de cirurgia nos ombros para continuar lutando

O problema que tira a paciência do leitor surgiu depois que um buraco se abriu em frente à residência. 

— Desde o dia 11 de novembro de 2018 eu venho com vários protocolos para solicitação de conserto e nada acontece — relata o taxista. 

O problema já afetou até o bolso do morador que, frente à incomodação e à insegurança de deixar o automóvel na rua, decidiu pagar um estacionamento. De novembro para cá, ele afirma ter gasto mais de R$ 600. 

— A cratera está cedendo. Se eu passar com a caminhonete por cima, despenca. E daí, como eu fico? — questiona Florindo. 

Segundo protocolo de reclamação, número 2930651829, diversas ligações foram registradas para solicitar reparo. No entanto, os prazos venceram e nada foi feito. 

Esgoto 

Observando a abertura no chão, conta Florindo, é possível ver canos quebrados, cobertos de esgoto e sujeira. O buraco, de pelo menos um metro de profundidade, também coloca em perigo quem passa pelo local à noite. 

— Fico com receio de alguém passar por ali e quebrar uma perna. Pode acontecer uma tragédia — conta o taxista que, para contornar a situação, colocou galhos de árvores secos sobre a abertura. 

Sem conseguir resolver o caso, Florindo colocou um aviso apontado para o buraco Galhos demarcam buraco para evitar acidentes em um poste bem em frente à casa. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Cartaz alerta sobre o perigo

Perigo 

A situação, segundo ele, gera constrangimento com os vizinhos, dado a aparência do local e o perigo que representa. Além do mau cheiro que é exalado pela cratera, Florindo também relata os problemas causados quando chove. 

Como a tubulação no local está quebrada e entupida, a água da chuva se mistura ao esgoto, transbordando em direção à rua e alagando a entrada da residência. 

Vistoria está prevista para hoje 

Contatada pela reportagem na tarde de ontem, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre (SMSUrb) comunicou que seria realizada uma vistoria ainda hoje. A inspeção será executada pelas equipes de Coordenação de Águas Pluviais (Cap). 

Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias