Receita do Leitor
Cachorro-quente da Anitta: veja como preparar a receita vegana da cantora
Dica é simples, mas tem o toque da artista nesta versão sem produtos de origem animal
Famosa nos palcos, Anitta também tem ganhado espaço quando o assunto é veganismo. Na edição de 2023, ela é uma das colaboradoras da campanha global Veganuary, que incentiva as pessoas a experimentarem o veganismo (saiba mais abaixo).
O desafio é gratuito e está com inscrições abertas desde dezembro pelo link veganuary.com/pt-br/inscreva-se. Quem decide participar recebe e-mails ao longo deste mês de janeiro, marcado como a principal data da ação, com informações e receitas. Também tem acesso a um livro digital com dicas culinárias de celebridades — uma delas é a cantora Anitta.
INGREDIENTES:
✔ Linguiça vegana (quantas quiser)
✔ Pão francês (quantos quiser)
✔ 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
✔ 1 colher (sopa) de orégano
✔ 1/2 xícara (chá) de azeite
✔ 3 dentes de alho picados
✔ 1/2 colher (sopa) de pimenta calabresa (opcional)
✔ 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
✔ Sal a gosto
LEIA MAIS
Leitora de Porto Alegre testa kit Almoço, novo Junte&Ganhe do DG
Quindim: veja como preparar a receita da confeiteira Eduarda
Rievelsback, bolinho de batata alemão: conheça a receita da Fernanda e do Lauri
MODO DE PREPARO:
/// Frite as linguiças até dourar e escorra o óleo em um papel-toalha.
/// Misture a salsinha, o orégano, o azeite, o alho, a pimenta (opcional) e o vinagre para fazer um molho chimichurri, dosando o sal conforme o seu gosto.
/// Corte o pão ao meio, espalhe o molho nas duas partes, coloque as linguiças e sirva em seguida.
LEIA MAIS
Bolo de chá de erva-mate: confira a receita da Ariana
Doce de Bis: aprenda a fazer a receita da India Nara
Salada tropical: veja como preparar a receita da Sônia
VEGANO, VEGETARIANO... ME EXPLICA?
Nutricionista clínica, Rita Coelho Lamas explica que o veganismo é um modo de vida que preza pela exclusão de toda e qualquer forma de exploração animal. Isso inclui a alimentação, mas também a preocupação com o que se usa — o vegano não veste lã ou couro, por exemplo, nem utiliza produtos testados em animais.
No caso dos vegetarianos, a dieta é sem carnes e pode ser de diferentes tipos: há quem utilize ovos, leite e derivados na alimentação e há quem opte por incluir apenas ovos ou apenas leite e derivados.
A preservação ambiental é destacada por Rita, sendo um dos preceitos da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
A entidade está entre as incentivadoras da campanha mundial Segunda Sem Carne, para conscientizar sobre os impactos do uso de produtos de origem animal na alimentação, convidando as pessoas a descobrirem novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal, pelo menos uma vez por semana. A SVB cita efeitos positivos, mesmo sendo num período tão pequeno, como redução na emissão de gás carbônico e economia de água.
Confira trechos da entrevista com Rita:
DG — Quais são os benefícios já comprovados?
Nutricionista Rita — Há milhares de estudos comprovando que uma alimentação baseada em frutas, cereais, em comida de verdade, diminui muito os riscos principalmente das doenças crônicas não transmissíveis: a diabetes, a pressão alta, muitos tipos de câncer. Então ambos os estilos de alimentação têm essa melhora na qualidade alimentar. Além disso, com o fato de excluir o consumo da carne vermelha, também temos visto que pode existir uma melhora, por exemplo, para quem tem alterações de colesterol. Existem alguns tipos de câncer, como de intestino, que parecem ter uma relação bem significativa com o consumo aumentado de carne vermelha. Além do fato de esses estilos excluírem o consumo de embutidos — salame, presunto, mortadela, peito de peru.
DG — Quais são os principais mitos?
Nutricionista Rita — Um dos principais mitos é que a pessoa vegetariana ou vegana não vai ser saudável ou que, num futuro próximo, vai ter problemas de saúde. Ou também um outro mito que escuto bastante é que “não vai conseguir fazer massa muscular”, “vai ter uma composição corporal não adequada”. E isso já sabemos, já é comprovado, que não, que se a pessoa se cuida, se come bem, se faz as suplementações vitamínicas quando indicadas, ela pode ser extremamente saudável e isso não vai prejudicar a saúde. Muito pelo contrário, pode ajudar.
DG — Para manter a saúde em dia, quais cuidados devem ser tomados?
Nutricionista Rita — Sempre que possível ter um nutricionista ou um médico nutrólogo que acompanhe, porque já sabemos que é possível ser saudável, não ter perdas nutricionais significativas com esses estilos alimentares, mas um acompanhamento normalmente é necessário para ver se a alimentação dentro das restrições está equilibrada e para ver questão de suplementação vitamínica quando é necessário.
DG — Como aderir, mas evitando gastos maiores?
Nutricionista Rita — Frequente feiras livres, pois são locais em que conseguimos ter acesso a frutas, vegetais, cereais com um custo um pouco menor do que se for comprar nos mercados maiores. E vá para a cozinha: se você vai comprar, por exemplo, um bolo vegano, vai pagar caro, mas se você consegue ter acesso a receitas e fazer esse bolo, já fica um valor mais acessível.
Produção: Isadora Garcia