Seu Problema É Nosso
Em Viamão, resgatistas conseguem ambulância para atendimentos
Até então, grupo Águias do Asfalto concentrava-se em ações sociais

Para ampliar e aprimorar sua atuação, o grupo de resgatistas voluntários Águias do Asfalto, de Viamão, recebeu uma ambulância. Com o veículo, a iniciativa que vinha trabalhando apenas em ações sociais poderá atender a chamados das comunidades de Águas Claras e Capão da Porteira, além de parte da extensão da RS-040.
– Foi um grande ganho. Nos primeiros cinco dias, fizemos 14 atendimentos. Em um deles, nosso tempo de resposta foi de quatro minutos. Muito rápido – celebra o militar Júlio Neves Júnior, 32 anos, fundador do grupo.
Novos desafios
A chegada da ambulância, entregue ao grupo pela prefeitura de Viamão, porém, não dá fim a todos os desafios que o Águias do Asfalto enfrenta. Júlio destaca que os atendimentos ocorrem com um efetivo composto 100% por voluntários:
– Por exemplo, às segundas-feiras, não temos guarnição porque falta pessoal. Precisamos de mais trabalhadores, porque é necessário que atuemos em finais de semana, feriados, plantões.
LEIA MAIS
Família busca casa adaptada em Butiá
Após um ano, morador da Capital reconstrói casa destruída por árvore
Comunidade pede retomada de obras em ginásio inacabado em Guaíba
Ciclone
Embora não seja financeira, há uma contrapartida aos profissionais que se tornam voluntários. Isso porque a própria iniciativa oferece, por um valor simbólico, o curso necessário para o trabalho – chamado Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Segundo Júlio, essa é uma boa oportunidade para profissionais de saúde que precisam de experiência. Apesar disso, ele frisa que não é necessário ser desta área para tornar-se voluntário.
Já para a população dos locais atendidos pelo Águias do Asfalto, a chegada do veículo foi providencial. Isso porque os resgatistas puderam, em parceria com a subprefeitura de Águas Claras e a Defesa Civil, atuar no atendimento de pessoas atingidas pelo ciclone extratropical que causou estragos no Estado entre os dias 15 e 16 de junho.
– Como somos uma equipe de resgate, trabalhamos junto com eles. Com desobstrução de estradas, poda de árvores e outros atendimentos – explica.
Entenda o trabalho
Os resgatistas voluntários realizam um trabalho diferente dos socorristas – como os paramédicos. No caso do Águias do Asfalto, por exemplo, há limitações. Entre elas, a impossibilidade de realizar procedimentos invasivos nos pacientes.
Ajude
/// Os insumos usados pelo grupo nos atendimentos são obtidos por meio de doações. Então é possível ajudar com materiais de saúde, como máscaras, luvas e outros. Ou doar pelo Pix (CNPJ) 38595603000156.
/// Mais informações sobre como se voluntariar pelo Instagram @040aguiasdoasfalto e no Facebook Águias Voluntários.
Produção: Guilherme Jacques