Receita do Leitor
Quindim: veja como preparar a receita da confeiteira Eduarda
O tradicional doce ganhou um modo de preparo diferente nas mãos da leitora que dá a dica nesta semana
Dos 21 anos dela, sete tiveram quindins. Esse poderia ser um resumo da trajetória da confeiteira Eduarda Flor Silva, moradora do bairro Parque Ipiranga, em Gravataí. Na adolescência, a jovem queria fazer algo para vender em casa e começou a pesquisar receitas do doce.
— Só que eu não gostava de quindim, porque tem muito gosto de ovo e cheiro forte. Aí eu comecei a ver e testar várias receitas, fui mudando, tirando o que eu não gostava, diminuindo, trocando uma coisa pela outra até chegar nessa — lembra.
Peneirando as gemas, ela descobriu que o odor e o sabor do ovo não passavam para o doce. Outra diferença em relação a receitas que já viu é que, no caso da que Eduarda faz, em vez de a massa ficar descansando, a mistura é batida e levada direto para o forno. O resultado final fica "leve, cremoso e brilhoso", descreve. Dobrando as medidas da receita, é possível fazer um quindão.
Doce preferido
A confeiteira, que hoje trabalha em uma padaria, não se desapega dos quindins: é o único doce que segue preparando em casa para vender por encomenda. E, entre as receitas que faz, se tornou a preferida.
No trabalho de conclusão do curso de confeitaria que fez entre março e agosto de 2022, o doce virou tema. Eduarda falou sobre um "sol de quindim" — que, além do quindim, claro, apresentava uma massa sucrê embaixo (feita com farinha, manteiga, açúcar de confeiteiro e creme de leite) e vários suspiros para decorar.
Para Eduarda, na escolha profissional, não havia outra opção além da culinária. Quando mais nova, a jovem era ligada à cozinha salgada e tinha os doces como hobby. Mas, ao trabalhar na padaria de um parente, se encantou pela confeitaria. O curso foi presente de uma das irmãs.
— Minha vó é confeiteira. Na minha família inteira tem muitos padeiros e confeiteiros. E eu sempre tive um amor pela confeitaria, mas o curso era uma coisa muito fora de alcance para mim — conta Eduarda.
Hoje, ela sonha em ir para diferentes áreas dentro da cozinha, se profissionalizando em panificação e gastronomia, por exemplo.
LEIA MAIS
Fettuccine com molho cremoso de mascarpone: aprenda a fazer a receita do Rodrigo
Drink de laranja com café: confira a receita rápida e fácil da Paula
Pudim cremoso de abacaxi: conheça a receita da Ieda, que ganhou o 2º lugar no Concurso Culinária 2022
MEU SEGREDINHO:
/// Tenho a mania de sempre usar a mesma margarina. Mania mesmo, não gosto daquelas muito gordurosas. E costumo untar as forminhas com margarina e açúcar porque acho que usar glucose deixa o gosto mais artificial.
INGREDIENTES:
✔ 400g de açúcar
✔ 3 colheres (sopa) margarina
✔ 15 gemas
✔ 250g de coco fresco (congelado) médio ou fino
LEIA MAIS
Canjiquinha com carne de porco: em clima farroupilha, conheça a receita do Paulo e do José
Shakshuka: descubra o que é e como preparar a receita da Carolina
Bolo de pão de queijo: veja como preparar a receita da Raíza
MODO DE PREPARO:
/// Na batedeira, bata o açúcar e a margarina.
/// Peneire as gemas e acrescente à mistura. Bata até obter um creme fofo e claro.
/// Adicione o coco e bata.
/// Coloque a mistura em forminhas untadas com margarina e açúcar.
/// Leve, em banho-maria, ao forno pré-aquecido e asse por 60 minutos a 250ºC.
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 10 minutos
RENDIMENTO: 12 unidades
PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta), Avenida Érico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.
Produção: Isadora Garcia